quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Actividades para férias


Deixo agora aqui sugestões actividades para o Verão, para visitantes do blog!


Um imenso céu, uma extensa galáctica para descobrir. E mais mundos para explorar. De 2 de Julho a 14 de Setembro, o Pavilhão do Conhecimento tem uma mão-cheia de actividades para ocupar as férias de crianças dos 6 aos 12 anos. Observar fenómenos da Natureza com a ajuda de instrumentos ópticos, construir um modelo do planeta Saturno, percorrer a viagem de uma gotinha de água que cai de uma nuvem, dar vida a marionetas com material reciclado, analisar manchas solares através de instrumentos ópticos, construir um submarino especial. Das 9h00 às 18h00 e sob o olhar atento de monitores com formação especializada. As inscrições estão abertas.


De férias com os peixes.



Os mistérios do mar no Aquário Vasco da Gama. A pensar em momentos divertidos, a estrutura planeou para pequenos participantes, dos 6 aos 12 anos, iniciativas que envolvem o mar e os animais que por ali moram. Caças ao tesouro, construir um aquário e até preparar sushi estão no programa que preenche os meses de Julho, Agosto e Setembro. Biólogos marinhos acompanham as sessões que se dividem por dias temáticos. Das 9h00 às 18h00. Informações em http://aquariovgama.marinha.pt/.


O Oceanário de Lisboa tem uma proposta condizente com a sua função. Como é da praxe. "Férias debaixo de água" é o ponto de partida para que crianças dos 4 aos 12 anos tenham oportunidade de espreitar alguns dos segredos que habitam no fundo do mar. Tubarões, lontras, pinguins podem ser observados com tempo. Exaustivamente. Com especialistas na matéria preparados para desfazer todas as dúvidas, explicar tudo o que diz respeito aos residentes marinhos. Construir um colar com um dente falso de tubarão está no programa, bem como um passeio pelas gélidas regiões polares. De 2 de Julho a 7 de Setembro. Cada sessão dura 10 dias.



A Universidade do Porto repete a dose pela terceira vez e volta a desafiar os alunos do 5.º ao 11.º ano de escolaridade a participarem na Universidade Júnior, que decorre de Julho a Setembro. Ao dispor, 107 actividades diferentes que se adaptam a várias faixas etárias que vão dos 11 aos 17 anos. A academia portuense coloca ao dispor salas de aula, laboratórios, centros de investigação para os potenciais estudantes universitários. Há vagas para cinco mil participantes.


As férias de Verão em Serralves, no Porto, arrancam a 2 de Julho. Até 7 de Setembro, há múltiplas oficinas a pensar em várias faixas etárias. O mote é explorar todos os cantinhos de Serralves com actividades pedagógicas sempre por perto. Microscópios, luvas e reagentes são ferramentas imprescindíveis para desvendar o que de estranho acontece por ali. Para crianças dos 6 aos 9 anos e dos 10 aos 12. Experimentar técnicas de pintura para perceber como as tintas se comportam numa tela. Desenho, escrita, fotografia, construção tridimensional. Histórias habitadas por personagens mágicas que surpreendem. Mais de 20 temas repartidos por várias oficinas. Das 9h30 às 17h00. As inscrições estão abertas.


Preparar guloseimas com a fruta da época. Descobrir o mundo das borboletas. E outros jogos para ocupar as férias de Verão. O Parque Biológico de Gaia intercala os campos de Verão com oficinas pedagógicas. De 7 de Julho a 25 de Agosto, crianças e jovens, entre os 6 e os 15 anos de idade, têm dias atarefados. A natureza do parque está à disposição para mil e uma brincadeiras. Cuidar dos animais, aprender curiosidades sobre plantas, aprender a amassar e a cozer pão num forno de lenha são algumas das tarefas programadas.


Anima as tuas férias com estas actividades!

Sem comentários: